ouvido entupido gripe

A sensação de ouvidos entupidos, conhecida como autofonia, gera muito desconforto e pode ser gerada por uma série de fatores. Geralmente, a principal causa é uma mudança grande de altitude, porém há outras razões mais graves que podem causar essa sensação.

ouvido inflamado e entupido

Causas dos ouvidos entupidos
Além de mudanças de altitudes, como a descida da serra ou decolagem de um avião, os ouvidos entupidos podem ser causados por problemas odontológicos, como bruxismo, e problemas dentro do ouvido médio, que auxilia na transmissão das ondas sonoras até a cóclea no ouvido interno. O excesso de cera nos ouvidos também pode tampar o conduto, exigindo intervenção de um especialista.

Principais casos de ouvidos entupidos
Geralmente, essa sensação de ouvidos entupidos aparece mais em bebês e crianças, que são mais suscetíveis a esse problema devido às características anatômicas e funcionais da tuba auditiva.
Trompa de Eustáquio e ouvidos entupidos

Estima-se que cerca de 30% da população sofra com uma obstrução de ouvido causada por uma disfunção na trompa de Eustáquio, que faz a comunicação entre o nariz e o ouvido. Casos de obstruções persistentes podem gerar complicações como otites, perdas auditivas e até meningite.

Ouvidos entupidos por gripe
A gripe é uma das causadoras da sensação de ouvido entupido. Isso se dá pois o excesso de catarro acumulado na trompa de Eustáquio provoca um bloqueio da capacidade de drenagem dos líquidos feito pelas trompas. Em geral, o problema desaparece com a melhora do quadro gripal. Em caso de persistência, no entanto, esse entupimento pode ocasionar desde inflamações até uma infecção bacteriana. Os sintomas também podem vir acompanhados de vertigens e tonturas. Para isso, é necessário o uso de anti-inflamatórios e cortisona, que devem ser prescritos por um médico.

Ouvidos entupidos por água
A otite externa ou ouvido de nadador é o nome dado à doença causada pelo excesso de água no ouvido causado por natação ou até depois do banho.

Ouvidos entupidos e a sinusite
Em alguns casos de sinusite, a dor no ouvido pode se manifestar de forma intensa. Se não tratados, os sintomas podem evoluir para um quadro grave e, por isso, recomenda-se a utilização de medicamentos para impedir a retenção de líquidos no ouvido.

remedio para ouvido entupido

O que fazer contra ouvidos entupidos
É importante destacar que cada caso é um caso e que uma avaliação médica é fundamental para que se adote o tratamento correto para os sintomas de ouvidos entupidos, porém, alguns casos exigem remoção de cera, que pode ser feita por especialista ou em casa, com amaciantes como azeite de oliva, óleo de bebê e glicerina. Uma lavagem de ouvido também pode combater os sintomas, bem como inalação para eliminar o catarro, uso de antibióticos, caso haja uma infecção, ou mastigar gomas de mascar, caso esteja descendo ou subindo a serra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *